Por: Vinicios "Bacalhau" Duarte
04/01/2008Quando
F.E.A.R. deu as caras, foi um tremendo alvoroço. O jogo era uma das grandes revelações no final de 2005. Mesmo com
DOOM 3,
Half-Life 2 e
Call of Duty 2 dividindo as prateleiras,
F.E.A.R.
conseguia impressionar mais. Não só pelos belíssimos gráficos, mas
também pelos detalhes (explosões, estilhaços, fumaça) e o efeito
bullet-time até então inédito no gênero shooter.
Quem jogou
F.E.A.R. e a primeira expansão (Extraction Point) sabe que a história não terminou.
Perseus Mandate,
segunda expansão da série, vem para completar a história revelando a
trama por trás da Armachan e o projeto Perseus. Infelizmente, a
expansão chegou tarde demais. Com a boa safra de games para PC em 2007,
Perseus Mandate simplesmente perdeu o brilho.
A expansão possui o mesmo visual do
F.E.A.R.
original, mantendo a engine física (Havok), o bullet-time e os efeitos
visuais que consagraram o jogo. Não houve nenhuma melhoria no quesito
gráfico. Texturas, cenários fechados, o céu noturno... tudo a mesma
coisa. É uma pena, pois além de passar a impressão de velho, o game não
atrai mais a atenção como antes.
De novidades, temos os novos inimigos chamados
Nightcrawlerse mais três armas inéditas: o fuzil V7, o lançador de granadas K3-BT e
uma pistola de arco elétrico. As novas armas são bacanas, mas nada
muito criativo. Os Nightcrawlers são rápidos, espertos e dão trabalho
para matar. Há também novos "inimigos do além" para te pentelhar,
incluindo um que te agarra pelas pernas através de uma mancha negra no
chão. Estes inimigos e algumas situações de suspense garantem bons
sustos.
No começo da jogo, não acontece nada que empolgue. Ao invés de uma
abertura espetacular, com muita ação e revelações sobre a trama pra
prender a atenção do jogador logo de cara, o game oferece uma fase
simples. Uns 15 minutos depois, você estará perambulando num esgoto
monótono, quase que um labirinto, com inimigos posicionados em lugares
previsíveis.
A Inteligência Artificial, que antes era fenomenal, agora é apenas
mediana. Estando rodeado de soldados que ainda não descobriram a sua
presença, mesmo que você acenda a lanterna ou faça barulho, eles não
reagem. Ao menos durante o combate eles se escondem, fogem, arremessam
bombas, reagem perfeitamente. Trilha sonora é outro detalhe que ficou a
desejar. Exceto por algumas músicas de suspense e outras mixadas, o
jogo se passa boa parte do
tempo sem música de fundo.
Perseus Mandate, assim como o game original, mantém
a qualidade da jogabilidade com movimentos sutis, mira precisa e o
bullet-time, que deixa tudo muito mais divertido. Aliás, o efeito de
câmera lenta do
F.E.A.R. se mantém como o melhor já feito até hoje em um game de
tiropara PC. Mais bacana ainda é que a expansão roda sozinha, sem precisar
do primeiro F.E.A.R. para jogar. Duro é que o jogo ocupa cerca de 8 GB
no HD do seu computador.
A grande falha do game está mesmo na ausência de melhorias na série,
seja em gráficos ou na história, que se mantém arrastada. Andar por
corredores infinitos em escritórios, becos, esgotos, fábricas,
depósitos, atirando feito louco e depois passar um tempo sem ver
inimigos é no mínimo uma fórmula que não funciona mais. Perseus Mandate
é uma boa opção somente para os fãs de
F.E.A.R. e para aqueles que querem
descobrir o desfecho da história.
Abaixo algumas Imagens